Tiago Staciaki

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Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram  cresce de forma assustadora e exponencial e o Brasil ocupa a segunda posição em número de usuários.

O uso do Instagram é considerado pelos especialistas em marketing como de resultados bastante efetivos, uma vez que a disseminação dos posts com suas ações é a mais alta se comparada com as demais redes sociais. Assim, a sugestão é de que, se você quer se tornar uma referência e ser encontrado pelos seu futuros pacientes, esteja lá!

Pensando nisso, neste post vamos dar algumas dicas para extrair ao máximo os benefícios que o Instagram pode oferecer para o Marketing da sua clínica, consultório ou marca pessoal. Confira:

Dicas para profissionais da saúde no Instagram

1° Conteúdo relevante

Dicas de saúde despertam o interesse dos seguidores. Divulgue também materiais educativos do seu site ou blog, artigos relacionados à sua área de atuação, palestras que você ministrou e eventos dos quais está participando. Informações assim reforçam seu conhecimento e fortalecem sua imagem profissional.

2° Mostre os bastidores

Mostre seu ambiente de trabalho, bastidores da sua rotina. Essa abordagem humaniza sua imagem e aproxima você do seu público.

3° Cuide da sua imagem

Cuidar da sua imagem é fundamental. Não faça uma exposição exagerada, evite aparecer com trajes inapropriados ou sem camisa, por exemplo. Lembre-se que seus pacientes fazem parte do seu público de seguidores.

4° Compartilhe a sua evolução

Participação em cursos, congressos, palestras, etc. Faça com que as pessoas vejam que você está sempre se atualizando tecnicamente. É uma forma de você se diferenciar no mercado.

5° Utilize aplicativos de edição de fotos

Uma imagem bonita chama mais atenção. Assim, use os recursos de edição do instagram ou de outros aplicativos de edição de imagens antes de postar as fotos. Seus seguidores agradecem.

6° Use as #Hashtags

Use o símbolo “#” antes das palavras-chaves relacionadas à sua postagem. Use também a #seunome ou #nomedasuaclínica. As hashtags fazem com que sua postagem apareça nas buscas relacionadas àquela palavra-chave utilizada.

7° Faça vídeos

Os vídeos aumentam bastante a visibilidade da sua postagem. Prefira vídeos curtos, de rápida visualização. Podem ser mensagens curtas, imagens que remetam a algum conteúdo do seu blog e, até mesmo, uma chamada, como teaser, de um vídeo que está no seu blog ou canal do Youtube.

8° Adapte sua linguagem

Por mais que você seja um profissional com alta especialização técnica, a linguagem nas postagens deve ser acessível. Lembre-se que você está se comunicando também com o público leigo. O uso de expressões técnicas e siglas podem acabar com o interesse dos seus seguidores.

9° Vincule o Instagram ao Facebook

Existe a opção de vincular a conta do Instagram com a do Facebook. Dessa forma, ao postar no Instagram, você pode imediatamente postar no Facebook também. Isso aumenta a visibilidade das suas postagens.

10° Crie uma conta Comercial

Recentemente, o Instagram lançou a opção “contas para negócios”. Nesse tipo de conta, seu perfil passa a ter um botão de ação, ou seja, um botão para entrar em contato com você – como chegar, ligar ou enviar e-mail, por exemplo. Outro benefício interessante é o acesso a informações sobre o alcance de seus posts, que ajuda a identificar o tipo de postagem que gera melhor resultado. Além disso, a conta Comercial dispõe do recurso “Promote”, que  oferece a possibilidade de transformar posts normais em anúncios.

11° Crie STORIES

O último e talvez o mais importante tópico deste artigo, CRIE STORIES!

Stories é um recurso que aproxima a audiência da marca, tornando mais fácil construir uma relação próxima e verdadeira com ela. É tudo muito informal, pessoal, humano mesmo. Bem o oposto do que ocorre na maioria das redes sociais, principalmente o próprio Instagram. A ‘perfeição’ e os filtros – no sentido real e figurado – perdem o espaço para uma forma mais autêntica de se relacionar.

Pense também nos seus objetivos com essa estratégia e, principalmente, seja você. Você é uma pessoa única, então mostre todo seu diferencial por lá. É essa a graça das relações e as pessoas estão lá para isso.

Agora que você já leu todas as nossas dicas sobre marketing para profissionais na saúde, é só coloca-las em prática. A STK é especialista em Marketing Médico, hoje atendemos mais de 50 profissionais mensalmente. Entre em contato e veja o que podemos fazer por você e seu consultório!